LETRA G

Garabandal é uma cidade espanhola. Ali, a 2 de julho de 1961, Nossa Senhora apareceu a quatro meninas de onze e doze anos, convidando-as a rezar o Rosário. Na mensagem da Virgem aparecia um aviso de penitência e sacrifício, um milagre e um castigo, caso não houvesse conversão e fé. Ainda há controvérsias sobre as aparições de Garabandal. A principio, o Vaticano declarou-as não sendo dignas de crédito, mas está a analisar novamente os factos devido à grande devoção que geraram.
ORAÇÃO:
Nossa querida Mãe, que diversas vezes manifestastes os vossos desejos através de aparições aos fiéis, fazei-nos seguir os vossos ensinamentos e acreditar na palavra que manifestastes através dos privilegiados videntes. Ámen.

A 200 Km a norte de Varsóvia, na Polónia, na cidade de Gietrzwald, existe uma igreja datada do século XIV, cuja principal característica e ter exposto um belo ícone do século XVI. Próximo da capela, em 1877, Nossa Senhora apareceu durante três meses às meninas Justina Szafrynska e Bárbara Samulowska. A Virgem afirmou que a solução para a liberdade da Polónia estava na oração do Rosário.
Somente cem anos depois as aparições foram oficialmente reconhecidas. As duas meninas, perseguidas pelo governo, foram para Paris, onde se tornaram religiosas. Bárbara foi missionária na Guatemala, onde faleceu em 1950.
ORAÇÃO:
Durante o Comunismo na Europa, terrível tempo de perseguição e opressão, vós, Senhora, acalmastes o povo com o vosso olhar maternal e palavras meigas. Na oração do Rosário apontastes a resposta para o fim da opressão; por isso rezamos confiantes hoje o Rosário, a fim de obter de vós copiosas bênçãos. Ámen.

A devoção a Nossa Senhora da Glória está associada ao dogma da Assunção de Maria ao Céu, ou seja, da sua glorificação e coroação como Rainha da Glória. Os principais elementos celebrados nesta devoção aparecem no Rosário, quando rezamos os "mistérios gloriosos" (da Glória), associando a missão de Maria à de Cristo. Os mistérios são: a ressurreição de Jesus, a ascensão de Jesus, a descida do Espírito, a assunção de Maria e a coroação de Maria.
ORAÇÃO:
Ó dulcíssima soberana, Rainha da Glória, bem sabemos que somos pobres pecadores. Sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para connosco. Do alto desse trono, onde reinais sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos. Vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até ao fim da nossa vida!
Pelos merecimentos de vossa bendita morte obtende-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade com Deus, para que possamos, um dia, ir beijar vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para cantar a vossa glória eternamente no céu. Assim seja.

A Virgem Glykofilusa é um ícone da escola cretense do século XVII mundialmente conhecido pela perfeição dos traços de Maria e do Menino. Principalmente através do olhar, reflete-se o carinho e a ternura de um pelo outro. Exatamente por isso recebe diversos nomes, tais como Nossa Senhora da Ternura, do Doce Beijo, do Carinho, do Sorriso. O ícone mede pouco menos de um metro e tem cores fortes. Maria veste o tradicional "mafórion" das regiões gregas.
ORAÇÃO:
Nossa Senhora, Mãe de amor e de ternura, o vosso olhar materno e bondoso acolhe e encanta a todos os que contemplam o vosso sagrado ícone. Fazei que cada devoto aja com a mesma bondade e mansidão que o vosso olhar de ternura transmite. Ámen.

Goma é a substância que escorre de certos vegetais, e gomos são botões que na primavera se transformam em flores, folhas, ramos. A devoção a Nossa Senhora da Goma, também chamada dos Campos, está associada a estes elementos, por isso é tida como protetora da agricultura e da natureza.
ORAÇÃO:
Gloriosa Virgem Maria, presença constante na nossa vida, tornai os nossos campos sempre férteis, as nossas colheitas sempre fartas, os nossos relacionamentos sempre ternos e a nossa vida sempre cheia de encanto e amor. Que alegria poder dirigir-me a vós e entoar com confiança esta oração: Ave-Maria...

Na véspera da festa de Nossa Senhora da Assunção, provavelmente no ano de 1362, alguns pescadores de Cascais realizavam o seu trabalho no mar. A pesca nesse dia foi a mais abundante e variada de sempre, mas o mais impressionante é que encontraram junto com os peixes uma imagem de Nossa Senhora em perfeito estado de conservação. Deram-lhe então o título de Nossa Senhora da Graça, por tal graça concedida nesse dia. A imagem foi levada ao mosteiro dos frades da Ordem de Santo Agostinho, onde a adotaram como padroeira e ficaram conhecidos como frades gracianos. Consagraram-lhe uma igreja, a imponente Igreja da Graça, em Lisboa. Em Évora existe uma igreja do século XVI e em Setúbal a catedral edificada no século XIII, ambas dedicadas à Senhora da Graça.
ORAÇÃO:
Senhor, que pela Imaculada Virgem Maria, intimamente unida a seu Filho, enchei-nos de alegria com os vossos inúmeros favores; animados com o seu auxílio maternal, concedei-nos que nunca nos falte a vossa providente bondade e que nos associemos, com uma fé sem reservas, ao mistério da vossa Redenção. Por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.

Em julho de 1480, Nossa Senhora apareceu a Donato Nutitni e Cornélia Vangelistei, ambos com doze anos. As crianças levavam o rebanho para pastar nas margens do rio Davena, em Bolonha, Itália, e foram convidadas pela Virgem a consagrarem-se como religiosos. No local da aparição foi edificada uma igreja e colocada uma imagem feita de acordo com a visão das crianças. Misteriosamente, o quadro foi encontrado diversas vezes na outra margem do rio. Os devotos viram neste facto um sinal de Maria e construíram aí uma capela. O atual santuário abraça as duas margens do rio. É também chamada Nossa Senhora da Elevada Graça ou Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
ORAÇÃO:
Nossa Senhora das Graças, fazei que esses raios luminosos que irradiam das vossas mãos virginais iluminem a minha inteligência para melhor conhecer o bem, e preencham o meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade. Vós sabeis quais são as graças mais necessárias para nós; mas eu vos peço, de maneira especial, que me concedais esta que vos peço com todo o fervor da minha alma (pedir a graça). Jesus é todo-poderoso e vós sois a Mãe d´Ele; por isso, Nossa Senhora das Graças, em vós confio e espero alcançar o que vos peço. Ámen.

Em tempos de grande conflito entre os indígenas e os colonizadores europeus que chegavam à América, Nossa Senhora apareceu ao índio asteca Juan Diego, mostrando ser ela também protetora dos indígenas e da nova terra. Era o ano 1531. Os missionários espanhóis iniciavam o seu trabalho de evangelização. Quando se dirigia à missa, Juan Diego ouviu uma voz que o chamava. Viu então a imagem da Virgem iluminada, com roupas e traços do povo Asteca. Maria pediu-lhe que fosse dizer ao bispo que construísse ali um santuário em sua honra.
Diante da incredulidade do bispo, a Virgem realizou alguns milagres: curou o tio de Juan Diego e fez brotar rosas na colina de Tepyac, onde apareceu. Pediu ao indígena para levar as flores ao bispo. Ao entregar as rosas, Juan Diego abriu o manto (tilma) que carregava e nele, como que impressa, apareceu a mesma imagem presenciada no monte.
Nossa Senhora de Guadalupe tem os traços da América e representa a resistência da cultura nativa diante da colonização europeia. Por isso, todo o povo latino-americano se identifica com ela e a venera. Foi proclamada padroeira da América Latina e a sua festa é celebrada a 12 de dezembro.
ORAÇÃO:
Virgem Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe! Nós vos pedimos, ó Mãe do céu, abençoai e protegei os povos da América Latina, para que todos nós, envolvidos pelo vosso carinho maternal, nos sintamos mais perto de Deus, nosso Pai. Nossa Senhora de Guadalupe, abençoados por vós e amparados pelo vosso Filho, Jesus, teremos força para alcançar a nossa libertação. Seremos libertados da superstição, dos vícios, dos pecados e também da injustiça e da opressão que sofremos da parte dos prepotentes que exploram e dominam os seus semelhantes. Ó Mãe de Jesus, nosso Salvador, atendei benigna à nossa oração.
Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, rogai por nós.

Nossa Senhora sempre foi invocada pelos cristãos para lhes garantir proteção diante dos perigos. Muitos esperam dela a segurança e vivem sob a sua "guarda". Por isso não tardou em aparecer este título: Nossa Senhora da Guarda.
A Virgem é assim invocada especialmente em Marselha, segunda maior cidade de França. Aí existe um grande santuário de frente para o porto da cidade, construído em 1214. No alto da sua grande torre está a imagem que guarda a cidade e o porto e pode ser vista de muito longe.
Muitos navegantes deixam aí miniaturas de barcos, com pedidos de proteção para as suas viagens. Até ao século XVIII, todos os navios que regressavam a Marselha, ao chegar ao seu porto, costumavam saudar Nossa Senhora com um tiro de canhão, enquanto os marinheiros se ajoelhavam no convés e oravam.
ORAÇÃO:
Guardai-nos, Senhora nossa, contra todos os perigos. Colocai sob a vossa proteção os nossos sentimentos, os nossos anseios, os nossos desejos, a nossa fé e todas as nossas ações. Sob a vossa guarda nos sentiremos fortes e revigorados. Ámen.

Esta devoção recorda que a Virgem Maria guiou Jesus na sua infância e juventude e guia todos os cristãos, desde os primeiros tempos, como nos recordam os Atos dos Apóstolos, até aos nossos dias. É chamada pelos cristãos ortodoxos "Odegitria " ("Οδηγήτρια ") e a sua festa celebra-se a 15 de Agosto.
ORAÇÃO:
Ó Virgem Santíssima da Guia! A vós recorremos neste vale de lágrimas, atraídos pela fé e pelo amor que vós infundistes no nosso coração. Ó Mãe querida! Aliviai a nossa dor, consolai as nossas angústias, dai-nos o pão material e o alimento espiritual para fortalecer o nosso corpo e a nossa alma. Fazei que não nos falte um emprego estável e uma justa remuneração. Eliminai o ódio e o egoísmo do coração de todas as pessoas.
Virgem Santíssima da Guia! Iluminai o nosso caminho para que, unidos na paz e fraternidade, com todos os nossos irmãos e irmãs, continuemos a marcha gloriosa para a casa do Pai.
Abençoai, ó Mãe, todas as nações, cujos filhos cantam os vossos louvores, agora e pelos séculos dos séculos. Ámen.

