LETRA F

Jesus, Maria e José formam a Sagrada Família, modelo perfeito de convívio familiar. Cada família hoje deveria espelhar-se no exemplo dado por Maria e José no cuidado e educação do Menino Jesus. Cada filho hoje deveria seguir o exemplo de respeito, atenção e carinho que Jesus demonstrou sempre por Maria, sua Mãe, e por José, seu pai adotivo. Por tudo isso, Maria é invocada como protetora das famílias. A festa da Sagrada Família é celebrada no domingo após o Natal.
ORAÇÃO:
Virgem Maria, com humildade acorremos a vós, todos os da nossa família, certos de que não nos abandonais por causa das nossas limitações e faltas. Animados pelo vosso amor de Mãe, oferecemo-vos o nosso corpo para que o purifiqueis, a nossa alma para que a santifiqueis, o que somos e o que temos, consagrando tudo a vós. Amparai, protegei, bendizei e guardai sob a vossa maternal bondade a todos e a cada um dos membros desta família que se consagra totalmente a vós. Ámen.

Durante a Primeira Grande Guerra, o Papa Bento XV pediu aos católicos que rezassem a Nossa Senhora a pedir pelo fim dos conflitos. Logo depois, uma aparição da Virgem confirmou que ela não abandona o seu povo. No dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu na Cova da Iria, em Fátima, aos jovens pastorinhos: Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos) e aos seus primos, Francisco (nove anos) e Jacinta Marto (sete anos). «Uma mulher muito linda e brilhante apareceu sobre um pé de azinheira», declararam.
As aparições sucederam-se por seis meses, todos os dias 13. O seu único pedido era que rezassem o Terço com sinceridade de coração. Uma grande multidão começou a peregrinar ao local para ver a Virgem, mas apenas as três crianças eram capazes de a ver e ouvir. Somente no mês de outubro, com quase 70 mil pessoas reunidas, Nossa Senhora deu um sinal a todos: puderam ver o sol a fazer malabarismos no céu.
Nossa Senhora de Fátima revelou três segredos que chocaram o mundo e criaram uma expectativa por muitos anos. O primeiro foi a projeção do inferno. Os pastorinhos puderam ver a dor e o sofrimento dos que não se salvam sendo arrastados por um rio de fogo. O segundo segredo revelou o fim da Primeira Guerra Mundial, mas com a advertência de que uma nova batalha se iniciaria se os seus pedidos não fossem ouvidos. Quando os conflitos da Segunda Guerra Mundial começaram, a população lembrou-se logo de Fátima.
O terceiro segredo ficou desconhecido até ao ano 2000. Todos pensavam que se tratava de uma grande catástrofe que abalaria o mundo e geraria pânico, por isso não podia ser revelado. Ficou sob os cuidados de Lúcia e dos Papas que antecederam João Paulo II, visto que Francisco faleceu em 19 19 e Jacinta em 1920. A revelação deu-se no dia 13 de maio de 2000, no Vaticano: «A visão de um bispo branco caindo ao chão aparentemente morto, atingido por uma arma de fogo.» A visão foi associada ao atentado contra João Paulo II no dia 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro. Os tiros quase mataram o Papa, que atribuiu a sua sobrevivência à proteção da Virgem de Fátima.
ORAÇÃO:
Santíssima Virgem Maria, que na serra d´Aire, na Cova da Iria, vos dignastes a aparecer a três humildes pastorinhos e lhes revelastes os tesouros de graças contidas na reza do Terço, infundi profundamente na nossa alma o devido apreço que devemos ter por esta devoção, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, aproveitemos dos seus preciosos frutos e alcancemos as graças que vos pedimos nesta devoção, se forem para maior glória de Deus, honra vossa e salvação das almas. Ámen.

Devoção medieval, proveniente de França e da Bélgica. Relembra que a vida da Virgem foi um contínuo "ato de fé". No concelho de Vieira do Minho, diocese de Braga, existe um santuário a ela dedicado e ali é conhecida como "a mais querida taumaturga dos povos de Vieira".
ORAÇÃO:
Maria, Nossa Senhora da Fé, assim como os Apóstolos disseram a Jesus «aumenta a nossa fé» (Lc 17,5) renovamos o pedido para que, por vossa intercessão, a nossa fé seja ao menos como o grão de mostarda e possamos merecer as graças de vos amar e convosco amar a Deus e servi-l´O para sempre. Ámen.

Diversas devoções de Nossa Senhora ligam-se à recuperação da saúde, sinal da confiança que o cristão tem na intercessão de Maria nas horas difíceis de dor e sofrimento. Assim surgiu o título de Nossa Senhora das Febres, devoção bastante popular em Portugal, em referência à Mãe amorosa que acalma a febre dos seus filhos aflitos e doentes.
ORAÇÃO:
Nossa Senhora, generosa e compreensiva Mãe, fazei cessar a febre de vosso filho (dizer o nome), vós sempre nos socorrestes na doença e aflição. Vinde novamente em nosso auxílio, livrando este vosso filho da doença e da dor. Ámen.

Segundo a tradição popular, num tempo de seca, no século XVI, uma pastorinha andava a chorar enquanto guardava o gado nas proximidades de Reguengo da Magueixa, diocese de Leiria. Apareceu, então, uma Senhora que lhe perguntou porque chorava. «Porque tenho fome e a minha mãe não tem pão na arca», respondeu a menina. A Senhora disse então para a pastorinha ir para casa e pedir à mãe que abrisse a arca e lá encontraria pão. Assim se deu.
De volta ao campo, a Senhora declarou que era a "Mãe de Deus" e desejava ser ali venerada. O povo tratou logo de construir uma capela e enquanto trabalhavam encontraram uma imagem da Senhora, próximo de uma fonte e de um tufo de fetos, daí surgindo o seu nome. Em 1585 foi construída uma igreja maior. A fonte sempre foi tida como milagrosa.
ORAÇÃO:
Ó Senhora de Fetal, aos vossos pés viemos louvar-vos, rainha de Portugal. Concedei o que vos pedimos: que não falte o pão na nossa mesa, nem a chuva ao lavrador; nem azeite à luz acesa, nem a graça ao pecador. Agora, nós vos fazemos uma promessa leal: nunca mais esquecermos a Senhora do Fetal!

O culto a Nossa Senhora da Floresta surgiu no século XI, onde hoje há um grande santuário e uma abadia beneditina na pequena cidade de Einsiedeln, na Suíça. Aí foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora negra, que recebeu o título "da Floresta" pelo povo da região.
ORAÇÃO:
No meio da floresta estabelecestes morada, nossa Mãe, para mostrar a importância da natureza na vida de todo o ser humano. Consciencializai hoje todos os homens e mulheres para que não agridam o meio ambiente. Auxiliai todos aqueles que se esforçam pela defesa e preservação da natureza e da ecologia. Ámen.

